Semeando boas-novas

 

Material de apoio destinado a professores da EBD
Revista Conectar Jovens - 4 trimestre de 2024 - Lição 5

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR

Primeira coisa que precisamos relembrar é que as parábolas possuem o objetivo de explicar aspectos do Reino de Deus. Aqui o Senhor Jesus compara a si mesmo a um semeador, mostrando que a Palavra de Deus, que é a semente, é lançada a todos os homens, independentemente se suas origens e características. 

Chama a atenção nesse relato a quebra da lógica natural, sempre que um agricultor vai plantar alguma coisa, primeiramente é feito um preparo, mas na parábola Jesus afirma que o semeador lançou a semente sem se preocupar com o preparo do terreno. Desse modo, de uma maneira muito sutil e poética Jesus mostra que a a Sua Palavra será apresentada a todas as pessoas, de modo que eu todo tipo de pessoas terão contato com a santa semente e Deus saberá previamente em qual terreno ela irá frutificar. 

O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA 

Nesse segundo tópico será feita as aplicações da parábola, o professor deve apresentar os significados de cada tipo de terreno como Jesus explica e apresentar as considerações e exemplos de que julgar pertinente. 

Quero sugerir que além das coisas da vida, as pedras e espinhos podem ser outras pessoas que com suas falas e atitudes dificultam a conversão das pessoas e a submissão a Palavra de Deus, nesse sentido saber se distanciar das más influências é algo importante. 

INÍCIO PEQUENO, FIM GRANDIOSO

Para além do comentário da revista que foca no fato da semente se tornar algo grande, gostaria de sugerir uma segunda aplicação que decorre disso também. Me parece que Jesus está nos chamando a atenção para que se olharmos com nossos olhos humanos realmente a prática da evangelização e até mesmo a vida devocional serão aparentemente menos relevantes que grandes eventos organizadora por grandes igrejas entre outras coisas. 

Entretanto é a vida constante de fidelidade a Deus que nos leva a desenvolver um caráter verdadeiramente cristão, é o trabalho na igreja local que gera em nós o sentimento de dever e o amor pela obra de Deus, é o evangelismo na praça peletizo da igreja que verdadeiramente nos conduz a amar as almas perdidas e ver uma pessoa se converter deve nos encher de alegria. Me parece que isso é a grandiosidade gerada pela pequena semente. Pequena no tamanho mas grandiosa em seu conteúdo e poder. Que Deus abençoe sua vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas