O amor do Pai por seus filhos

Material de apoio destinado a professores da EBD
Revista Conectar Jovens - 4 trimestre de 2024 - Lição 2

CONTEXTO DA PARÁBOLA 

Nessa lição é importante destacar que no capítulo 15 as três parábolas falam de um mesmo assunto, alguns estudiosos tratam como uma única exposição de Jesus, sugerindo o título “os quatro perdidos”, pois temos a ovelha perdida a dracma e os dois filhos. 

Como o próprio comentarista nos informa, a atitude do filho mais novo é impensável naquela época, ele estava dizendo que não queria o compromisso com o Pai. Contudo há um detalhe que escapa a maioria dos comentaristas e pregadores: o Pai dividiu a fazenda entre os dois, embora o filho mais velho não tenha saído, ele também recebeu, ou seja, ele também estava perdido. As igrejas estão cheias de pessoas perdidas dentro delas. 

Por fim, um último detalhe importante é o início da exposição: “um certo homem tinha dois filhos”, a parábola não é sobre o filho mas sobre o Pai. A história da salvação é sobre Deus que deseja e age para salvar a humanidade. 

OS FILHOS E O PAI

 O retorno do filho mais moço deixa clara a condição perdida do filho mais velho. A verdade é que o amor de Deus cobre toda a transgressão e não há erro ou pecado que Deus não perdoe. Mas aquele que está na igreja mas não compreende o amor de Deus não consegue entender o perdão do Pai. Nesse sentido é que o filho mais velho não consegue reconhecer o mais moço como irmão pois ele não se vê como alvo do amor e da graça de Pai. 

A realidade humana é que todos nós somos carentes da misericórdia de Deus, jamais devemos nós acharmos dignos da benção. A misericórdia desvia a irá e o juízo de que somos merecedores e a graça nos concede o amor que não merecemos. 

APLICAÇÕES PARA A VIDA

Qual dos filhos retratados nessa parábola? Somos legalistas como o filho mais velho e estamos perdidos dentro da igreja sem experimentar o amor de Deus ou estamos longe de tudo? Já nos convertemos como o filho mais moço e percebemos que o Pai nos ama incondicionalmente? Ou ainda cultivamos pecados que nos mantém longe do amor de Deus?

Que Deus nos abençoe e nos leve a viver todo o seu glorioso amor. 

Comentários

Postagens mais visitadas