ZACARIAS: VIVENDO HOJE SEM ESQUECER DAS PROMESSAS PARA O FUTURO
INTRODUÇÃO
O
livro de Zacarias está entre os chamados profetas menores e constituí o livro
mais escatológico e messiânico entre os profetas menores. Desta forma,
compreender com exatidão a mensagem profética de Zacarias é essencial para uma
compressão holística de todo o contexto bíblico a cerca de Jesus e sua segunda
vinda.
É
importante ressaltar que como todos os profetas veterotestamentários, Zacarias
possui uma visão detalhada da situação moral, espiritual e política de seu
tempo, sendo levantado por Deus para assumir uma postura denunciante e
reformante.
Logo,
estudar Zacarias é entender como esta postura denunciante pode e deve ser
assumida pela Igreja a fim de não se conformar com este mundo (Rm 12.2).
1. O
PROFETISMO VETEROTESTAMENTÁRIO
Antes de
entrar de forma específica no livro de Zacarias, é preciso ter uma visão global
do profetismo veterotestamentário e como este profetismo influência o
ministério profético de Zacarias.
O
profetismo do Antigo Testamento é marcado por dois elementos que caracterizavam
os profetas, quais sejam:
Ø Elemento
ético: Os profetas veterotestamentários eram marcados por uma
postura denunciante, pois denunciavam as práticas imorais de seu tempo
assumindo uma postura de inconformismo. Buscavam uma justiça social, acusando
as falhas morais daqueles que deveriam liderar o povo de Deus; Por fim,
buscavam uma reforma moral e espiritual que produziria um retorno a
Yahweh;
Ø Elemento
extático: O ministério profético veterotestamentário era marcado por
experiências de êxtase,
manifestações de carismas e sinais sobrenaturais como confirmação de seu
ministério profético e de sua profecia;
Desta
forma, pode-se conceituar o profeta como sendo aquele, levantado por Deus, que
assume uma postura de liderança a fim de denunciar a imoralidade de seu tempo e
promover uma reforma espiritual que conduza o povo à adoração genuína a Deus,
sendo este ministério profético marcado por experiências sobrenaturais que
autenticam a mensagem profética.
2. ZACARIAS, O PROFETA PÓS-EXÍLICO:
O
livro de Zacarias foi escrito em um período de retorno do povo judeu do exilio,
ou seja, o Israel havia sido exilado, em Babilônia, e permaneceu assim durante
70 anos, sendo livres deste exílio após Ciro (Império Medo/Persa) acabar com o
império Babilônico e autorizar o povo judeu a retornarem para Jerusalém.
É
interessante destacar que o profeta Isaias havia profetizado 100 anos antes de
Ciro nascer que Deus levantaria o imperador Ciro para libertar Israel do exílio
(Is 45:1-7).
Desta
forma, o contexto histórico do livro se encaixa no retorno dos Judeus à
Jerusalém após 70 anos exilados.
Já o
contexto social foi marcado por um povo que estava em uma
Jerusalém destruída, templo destruído, muros destruídos, terras destruídas etc.
O povo judeu estava priorizando a reconstrução de seus patrimônios a fim de que
pudessem ter cerco conforto em Jerusalém e, com isto, secundarizavam a
reconstrução do templo e da religião judaica.
O
Contexto religioso foi carcado por uma percepção deísta do povo
judeu e, por conseguinte, o povo não se preocupava em buscar a Deus, pois
entendiam que Ele estava ausente.
Quanto
a datação do livro, Zacarias foi escrito em duas partes, quais
sejam: Parte 1 – Cap. 1 ao 8; Parte 2 – Cap. 9 ao 14. A parte 1 foi escrita por
volta do ano 520 a.C. Já a segunda parte do livro não é possível datar, tendo
em vista as discussões quanto a própria autoria da segunda parte do livro de
Zacarias.
O
livro de Zacarias possui 14 capítulos e 211 versículos.
2.1.
Quem foi Zacarias?
Zacarias
foi, conforme o capítulo 1 de seu livro, filho de Baraquias e neto de Ido,
membros da tribo de Levi e casta de sacerdotes. Em Ne 12:16, Neemias diz que
Zacarias era chefe de família sacerdotal.
Desta
forma, Zacarias exercia concomitantemente o ministério profético e sacerdotal,
ou seja, Zacarias era sacerdote e profeta de seu tempo.
Zacarias
era contemporâneo do profeta Ageu, sendo mais novo que Ageu, mas que exerceu
seu ministério no mesmo tempo dele e no mesmo lugar, Jerusalém.
O
significado de seu nome era “Yahweh lembra” o que certamente foi característico
em seu ministério, tendo em vista que Deus usou este profeta para lembrar seu
povo de que Ele continuava no controle de tudo e merecia ser adorado.
3.
ZACARIAS, UM LIVRO COM DOIS AUTORES?
Conforme
dito alhures, o livro de Zacarias foi escrito em duas partes, Parte 1 – Cap. 1
ao 8 e Parte 2 – Cap. 9 ao 14.
O
problema é que existe uma série de diferenças entre as duas partes do livro que
sugerem que a primeira parte foi de fato escrita por Zacarias e a segunda parte
foi escrita por outro autor desconhecido.
São
estas as diferenças entre as duas partes do livro:
Ø O
propósito da primeira parte do livro – cap 1 ao 8 – foi encorajar o povo a
concluir a reconstrução do templo. Contudo a segunda parte do livro – cap 9 ao
14 – em nenhum momento faz referência a este propósito, na verdade a segunda
parte da a entender que a reconstrução do templo já havia sido concretizada, o
que põe a segunda parte do livro em um momento posterior à reconstrução do
templo;
Ø No
capítulo 9 e versículo 13, o autor se refere a Grécia como Yawan (Iônia),
designação que só aparece depois que o império persa cai o a Grécia estava em
evidência. Desta forma, considerando que o império persa sucumbe em 330 a.C, a
segunda parte foi escrita aproximadamente 190 anos depois da primeira parte ser
escrita, o que torna a atribuição de autoria a Zacarias impossível;
Ø O
estilo literário das duas partes diferem entre si. A primeira parte foi escrita
em forma de prosa, enquanto a segunda parte foi escrita em forma de poesia;
Desta
forma, considerando as evidências internas, é bem possível que a segunda parte
do livro de Zacarias foi escrita em momento posterior por outra pessoa.
4.
ZACARIAS COMBATE O PRAGMATÍSMO DEÍSTA DE SUA ÉPOCA
Zacarias
profetiza em um tempo em que o povo vivia em um deísmo pragmático, ou seja, o
povo entendia que Deus havia abandonado Israel e que não se importava mais com
eles. O povo entendia que Deus estava ausente e, portanto, estava indiferente
para aquilo que eles faziam ou deixavam de fazer.
Neste
contexto, Deus levanta Zacarias para mostrar ao povo que Ele continuava
governando Israel e que, portanto, não havia se ausentado. Deus se preocupava
com Israel e exigia uma conduta moral e espiritualmente correta de seu
povo.
Desta
forma, o ministério profético de Zacarias consistia em mostrar que Deus não
havia abandonado seu povo e continuava no controle, exigindo obediência
irrestrita, punindo os pecadores inconversos e abençoando aqueles que se
arrependem. Outrossim, Zacarias mostrava ao povo que um futuro melhor estava
por vir, onde Deus converteria Israel e traria paz para seu povo.
3. AS
PROFECIAS DE ZACARIAS SOBRE A REEDIFICAÇÃO DO TEMPLO
Zacarias
profetiza ao Judeus denunciando sua postura conformista com relação a
destruição do templo, mostrando que por traz deste conformismo estava uma
postura de imoralidade e de negligência espiritual.
Desta
forma, se antes do exílio, o povo tinha uma postura idolatra com relação ao
templo, achando que o simples fato de ter o templo importava em ter a presença
de Deus, agora, no pós-exílio, o povo foi para o outro extremo, nutrindo uma
visão pessimista do templo, desprezando tudo o que ele significava e, portanto,
desprezando a adoração a Deus.
As
duas atitudes devem ser evitadas pela igreja moderna! Não podemos assumir uma
postura de ativismo eclesiástico/religioso, ao ponto de idolatrar a instituição
religiosa, crendo que Deus esta confinado as quatro paredes da igreja e que a
obra de Deus se resume somente aos trabalhos regulares da igreja.
Outrossim,
a igreja, também, não pode assumir uma postura de niilismo eclesiástico,
nutrindo uma visão pessimista da instituição religiosa e de seus trabalhos
eclesiásticos, passando a viver um cristianismo informal e autônomo.
É
preciso um equilíbrio, a vida em comunidade de fé organizada é tão importante
quanto uma vida individual de oração busca ao Senhor.
4. AS
PROFECIAS MESSIÂNICAS/ESCATOLÓGICAS DE ZACARIAS
As
profecias messiânicas estão presentes na segunda parte do livros de Zacarias,
se dividindo da seguinte forma:
Ø Profecias
acerca da primeira vinda do messias: cap 9.1 – 11.17;
Ø Profecias
acerca da segunda vinda do messias: cap 12.1 – 14.21;
Zacarias
profetiza sobre a primeira vinda do messias dizendo que sua vinda seria humilde
e modesta (9.9; 13.7 c/c Mt 21.1-9); Zacarias profetizou que o messias
restaurará seu povo por meio do sangue do seu concerto (9.11; Mc 14.24); também
profetiza que o messias seria pastor das ovelhas de Deus que estavam
desgarradas e dispersas (10.2 c/c Mt 9.36); Profetiza que o messias seria
traído e rejeitado (11.12,13 c/c Mt 26.15 e 27.9,10); profetiza que o messias
seria transpassado e abatido (12.10 e 13.7 c/c Mt 24.30 e 26.31,56); profetiza
que a segunda vinda do messias seria em glória (14.1-6; Mt 25.31); profetiza
que o messias, na sua segunda vinda, reinará com paz e retidão (9.9,10 e
14.9,16 c/c Rm 14.17 e Ap 11.15); profetiza que o messias, na sua segunda
vinda, governará todas as nações na nova Jerusalém (14.6-19 c/c Ap 11.15).
Desta
forma, o livro de Zacarias é o maior livro messiânico entre os profetas menores
e o segundo maior livro messiânico do Antigo Testamento, perdendo apena para
Isaias.
5.
CONCLUSÃO
O
profeta Zacarias revela para seu povo que Deus nunca perdeu o controle e que,
portanto, sempre governou e continuará a governar o universo e os homens.
Zacarias
expõe o perigo de desprezar a vida de adoração a Deus em comunidade e que este
desprezo era reflexo de uma vida pessoal baseada em uma busca desenfreada por
conforto terreno e a secundarização do principal objetivo do povo de Deus que é
buscar a Deus acima de todas as coisas.
Tal
mensagem continua vigente nos dias contemporâneos, pois muitos vivem achando
que Deus não se importa ou, pior, tolera os pecados praticados pela humidade.
Contudo, a igreja precisa se levantar como profeta desta geração a fim de
denunciar a imoralidade deste tempo e mostrar que Deus ainda continua no
controle de tudo e que chegará um dia em que cada um deverá prestar contas a
Deus.
Pb.
Diego Natanael
6.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA
DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
CHAMPLIN,
Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado: versículo por versículo. Vol.5.
São Paulo: Hagnos, 2014.
GOWER, Ralph. Novo Manual dos usos e
costumes dos tempos bíblicos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
VINE, W.
E. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras
do Antigo e do Novo testamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
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