Seja prudente e vigilante
Material de apoio destinado a professores da EBD
Revista Conectar Jovens - 4 trimestre de 2024 - Lição 3
O CASAMENTO EM ISRAEL
Nesse primeiro tópico o objetivo maior é fazer o paralelo entre a festa israelita e volta de Jesus. Isso permitirá entendermos melhor o ensino de Jesus, pois entenderemos melhor a compreensão que os ouvintes originários tiveram.
Destaca-se dois aspectos: 1) as dez virgens eram convidadas especiais, mais ou menos o que hoje seriam as damas de honra; 2) o noivo chegava depois e essas damas deveriam esperar ele chegar como recepcionistas e só entrariam na festa com ele.
Assim acontece hoje, cada um de nós esperamos o noivo para que possamos entrar nas bodas e festejar eternamente na casa do pai.
AS DEZ VIRGENS
As damas de honra deveriam estar prontas para a chegada do noivo, não poderiam deixar as lâmpadas apagadas quando ele chegasse, isso indicaria que elas eram as pessoas realmente convidadas para aquela cerimonia.
Contudo o Senhor Jesus destaca que havia cinco virgens prudentes e cinco imprudentes (ou loucas), aqui prudência e loucura indicam a sensatez ou falta dela. Aqui o Senhor Jesus indica que há no meio da igreja pessoas que realmente foram alcançadas por Deus, entretanto se esqueceram de manter a vida diligentemente focada na ação do Espirito Santo.
Assim como as virgens deveriam obedecer as condições do convite, levando azeite reserva e aguardando diligentemente a chegada do noivo, nós também devemos obedecer a Palavra de Deus e perseverar na comunhão com o Senhor.
A CHEGADA DO NOIVO
A chegada do noivo marcava o auge da festa, após a entrada do noivo e das virgens ninguém mais poderia entrar. Esse aspecto deve nos lembrar que a volta de Jesus irá marcar o fim do período da Igreja sobre a terra, por isso devemos estar vigilantes e buscando a comunhão constante com o nosso Senhor e Salvador.
Comentários
Postar um comentário