O verdadeiro discípulo de Cristo serve às pessoas e não a si mesmo
INTRODUÇÃO
Assim como Jesus deixou sua Gloria, encarnou e morreu por nós; Deus faz um chamado a todos os seus escolhidos para servi uns aos outros.
O QUE É SERVIR
Primeiramente é importante destacar que servir é ser útil, nesse sentido é ajudar a outra pessoa.
Contudo quando falamos de servir a Deus importa lembrar que não há nada que Deus necessite, muito menos devemos pensar que podemos, de nós mesmos, fazer algo para agradar a Deus. Em outras palavras, mais duras e francas, Deus não precisa de nós homens nem para servi-lo, muito menos para realizar sua obra.
Então qual o sentido de dizermos que servimos a Deus ou que realizamos a sua obra? Na verdade Deus da aos seus escolhidos o privilégio, a honra de testemunhar da sua glória, magestade e graça, esse testemunho que podemos chamar de servir a Deus na medida em que honramos ao nosso Senhor e Salvador.
Ainda é impprtante destacar que servimos a Deus quando servimos ao nosso próximo, quando usamos nossos talentos e recursos para que as pessoas a nossa volta sejam edificadas ou mesmo quando pessoas se convertem através do nosso testemunho.
Essa compreensão deve nos conduzir a uma postura de humildade. Mas não a humildade fingida que passa a ser demoníaca, mas a humildade sincera que nada mais é que o reconhecimento de que somos humanos e limitados, a final a origem latina da palavra humildade é "húmus" que significa terra, sendo esse o mesmo radical da palavra humano.
Vamos retomar isso mais adiante, por hora basta lembrarmos de Atos 17, em que Paulo fiz que Deus não é servido por mãos humanas como se precisasse de alguma coisa. Portanto servir a Deus é honrar ao seu nome e entregar nossos talentos e recursos para a edificação das pessoas a nossa volta.
A QUEM SERVIR
Entendo o que é servir a Deus, devemos refletir a quem servimos, claro que em parte isso já foi respondido, mas ainda acabe algumas considerações.
Servimos a Deus quando ajudamos ao nosso próximo (Mateus 25.40) ou quando agimos para que o nome do Senhor seja glorificado, sendo que devemos buscar a glória e honra de Deus em tudo que fazemos (I Coríntios 10.31).
Além disso podemos servir a igreja quando colocamos nossos talentos e recursos a disposição, nesse caso é importante destacar que não estamos falando apenas no aspecto institucional, há quem pense que a mera participação de reuniões e eventos configura serviço a Deus, nada poderia estar mais distante da verdade, nos servimos a Deus quando efetivamente nos dedicamos a edificação dos nossos irmãos, ao desenvolvimento espiritual da comunidade de fé a que pertencemos, bem como qua do ajudamos a suprir as necessidades dos nossos irmãos, só assim realmente servimos a Igreja, pois a igreja, a noiva de Cristo não é a instituição mas as pessoas.
Por fim podemos servir a todo o povo, com nosso testemunho e com nossas atitudes podemos servir a quem quer que seja, podendo ser através de conselhos, mensagens ou simplesmente pelo exemplo. Devemos nos preocupar especialmente em servir a Deus em nossos lares, como esposas, maridos, filhos e pais, afinal "quem não tem cuidado dos seus negou a fé" (I Timóteo 5.8).
Além disso também podemos e devemos ajudar a suprir as necessidades de pessoas menos afortunadas que nós, mesmo que essas não congregam conosco, ou nem sejam cristãs.
CHAMADO PARA SERVIR
Pois bem, provavelmente o caro irmão e amigo leitor, já percebeu que o chamado para servir é amplo e universal, não há nenhum cristão que fique de fora, nem há alguma área da nossa vida que não deva ser consagrada a Deus. Seja como pastor, professor, diácono ou mesmo membro de uma igreja, o chamado para servir a Deus e ao próximo nos diz respeito.
A vida cristã é uma vida em comunidade, uma vida prática, não é bíblica a ideia do desigrejado, pois apenas em comunidade podemos servir a Deus da maneira que Ele ensina em Sua Palavra.
Por último mas tão importante quanto tudo que já tratamos é o servir em amor, No evangelho segundo João, capítulo 21, versículos 15 a 17 está registrado o famoso diálogo de Jesus com Pedro, em que Jesus pergunta se Pedro o ama e após a compreensão do apóstolo Jesus ordena que ele cuide das ovelhas. Claro que essa passagem se aplica diretamente ao ministério, mas qualquer pessoa que exercer algum tipo de liderança, ensino ou atividade diante da igreja deve observar essa ordem, pois as pessoas que estão expostas ao seu trabalho na igreja foram compradas pelo Sangue de Jesus, nesse sentido se amamos a Deus isso deve ser visto em nosso serviço àqueles a que Ele ama.
CONCLUSÃO
A compreensão do chamado para servir implica em colocar todos os nossos talentos e recursos a disposição da igreja e das pessoas em todos os ambientes que frequentamos, principalmente em nossos lares.
Material de apoio referente a lição 2 da Revista Betel Dominical 4ª trimestre de 2023 destinado a auxiliar professores e alunos da EBD da IEADMG.
Comentários
Postar um comentário